Inovação & Tecnologia

FERENTINO

ECO-LABELLING

REGULAÇÃO EUROPEIA DE ETIQUETAGEM DE PNEUS

Em primeiro de novembro de 2012 entrou em vigor a regulação Europeia ECO-LABELLING exigindo rotulagem de todos os pneus fabricados a partir de 1º de julho de 2012 e vendidos em Países da União Europeia, Suíça e outros países que adotaram voluntariamente essa regulação. A partir dessa data, todos os pneus classes C1, C2 e C3, isto é, pneus de carros de passeio, vans e caminhões devem ter uma etiqueta com informações sobre três parâmetros fundamentais que determinam objetivamente alguns indicadores de performance do pneu:

  • Eficiência de combustível
  • Aderência em pista molhada
  • Emissão de ruído

Essa iniciativa visa aumentar a segurança dos pneus e sua eficiência de custo e ambiental, permitindo instaladores e clientes tomar decisões informadas baseadas em informação adicional fornecida junto com o produto.

EFICIÊNCIA DO COMBUSTÍVEL

Dependendo da resistência do rolamento do pneu, sua eficiência de consumo irá variar da classe A (melhor economia) até a classe G (pior economia). Entre uma classe e outra, o consumo aumenta aproximadamente 0,1 litro para cada 100 km rodados.

ADERÊNCIA EM PISTA MOLHADA

A aderência em pista molhada é crítica para a segurança de direção. A classificação de aderência em pista molhada indica como o pneu irá performar em condições de pista molhada, com sua performance graduada entre a classe A e a classe G. Em geral, a etiqueta da União Europeia assume uma velocidade de 80km/h. Freando a esta velocidade, um pneu da classe A vai parar em uma pista molhada após 28 metros. Em comparação, um pneu da classe F requer 46,5 metros para parar, uma diferença de 18 metros. Do ponto de vista da segurança, faz sentido optar por um pneu de categoria superior.

EMISSÃO DE RUÍDO

O nível de ruído é o ruído externo de rolamento gerado pelo pneu, medido em decibéis. O número de ondas sonoras desenhadas na etiqueta indica o nível de ruído do pneu. Uma única onda sonora significa que o pneu tem o menor nível de ruído, entre 67 e 71 dB. O nível mais alto é representado por três ondas sonoras, que representam ruído entre 72 e 76 dB.

A ultramoderna e ambientalmente limpa fábrica de pneus da Ferentino ganhou uma nova casa no Sri Lanka.

Essa nação insular já era resplandescente com beleza natural e agora... graças ao excelente sistema de educação do país, possui um imenso estoque de talento, entre os melhores do mundo, especialmente uma juventude tecnologicamente preparada, capacitada e apaixonada pelo que faz. Na Ferentino Tyre Corporation Limited, o potencial desse recurso é plenamente aproveitado, não apenas para lançar um pneu de classe mundial mas também o próprio Sri Lanka nos mercados globais.